domingo, 2 de março de 2014

COMPROMISSO IMORTAL - Mensagem a Joaquim Benedito Barbosa Gomes

"Sinto-me autorizado a alertar a nação brasileira de que esse é apenas o primeiro passo..." 27/02/2014

COMPROMISSO IMORTAL

Mensagem a Joaquim Benedito Barbosa Gomes

        Prezado compatriota JOAQUIM BARBOSA,

   Permita-me a ousadia de, neste início de mensagem, dispensar as habituais referências aos seus inúmeros e importantíssimos títulos, cargos e funções. É que, preliminarmente, pretendo dirigir-me apenas ao cidadão brasileiro nascido JOAQUIM BENEDITO BARBOSA GOMES, cuja vitoriosa trajetória de vida enobrece e dignifica a nossa pátria, ao mesmo que revela o seu imenso valor como ser humano.
   Homem de altíssima cultura, gostaria de lembrar-lhe o chamado “COMPROMISSO IMORTAL”. Vale recordar. Nos idos de 1645 o nordeste brasileiro se rebelava contra a dominação holandesa. Tropas luso-brasileiras enfrentavam as poderosas e superiores forças invasoras. Delineava-se o surgimento do Brasil como nação independente. Configurava-se o perfil majestoso do nosso povo. Brancos comandados por João Fernandes Vieira/Antonio Dias Cardoso (portugueses) e André Vidal de Negreiros (brasileiro); negros liderados por Henrique Dias e os indígenas de Felipe Camarão, unidos na pluralidade racial que forjou a brava gente brasileira, expulsaram o invasor holandês nas duas memoráveis batalhas dos Montes Guararapes. Pouco antes, em 23 de maio de 1645, na localidade de Ipojuca, os líderes da Insurreição Pernambucana, haviam assinado um documento denominado COMPROMISSO IMORTAL onde, pela primeira vez, foi usada em nosso país a palavra “pátria”:

COMPROMISSO IMORTAL, 23 DE MAIO DE 1645

“NÓS, ABAIXO ASSINADOS, NOS CONJURAMOS E PROMETEMOS EM SERVIÇO DA LIBERDADE NÃO FALTAR A TODO O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO, COM TODA AJUDA DE FAZENDAS E DE PESSOAS, CONTRA QUALQUER INIMIGO, EM RESTAURAÇÃO DE NOSSA PÁTRIA; PARA O QUE NOS OBRIGAMOS A MANTER TODO O SEGREDO QUE NISTO CONVÉM. SOB PENA DE QUEM CONTRÁRIO FIZER SERÁ TIDO COMO REBELDE E TRAIDOR E FICARÁ SUJEITO AO QUE AS LEIS EM TAL CASO PERMITAM”.
Assinam: 18 líderes patriotas.

    Ontem, dia 27 de fevereiro, estarrecido, assisti o voto do Presidente do Supremo Tribunal Federal no julgamento dos embargos infringentes da ação penal 470. A expressão de V. Excia era, visivelmente, um misto de tristeza, desapontamento e revolta. O alerta à nação do Presidente de um dos Poderes da República, tenho convicção, calou fundo em milhões de brasileiros inconformados com os atuais quadros dirigentes do país. É provável que esta mensagem seja apenas mais uma entre as inúmeras que diariamente são dirigidas a V.Excia. É possível que nem sequer chegue ao destinatário. Mas, como o pássaro que tenta apagar o incêndio na floresta, estou fazendo a minha parte.
    
 A nação - e agora me dirijo novamente ao cidadão Joaquim Barbosa - é uma nau desgovernada em águas revoltas. O grupo dominante encastelado em praticamente todos os setores da vida nacional está conduzindo o nosso país ao caos econômico, político e social. Nem sequer nas urnas eleitorais podemos confiar. Os movimentos sociais logo se transformarão em milícias bolivarianas. Ao menos, para isso estão se preparando em áreas específicas de treinamento. As Forças Armadas, mantidas a distância do poder, assediadas diariamente por campanhas difamatórias e  compromissadas com as suas missões constitucionais, agirão, apenas, dentro da Lei.
  
 Os políticos de oposição, em sua maioria, pouco diferem do modelo brasileiro: oportunistas, carreiristas, desonestos, despreparados, incompetentes, fisiológicos e descompromissados com os destinos do país. Entre os brasileiros esclarecidos, a nossa classe política é altamente rejeitada. Daí a pouca credibilidade dos candidatos de oposição. Já os atuais detentores do poder, respaldados pelo maior estelionato eleitoral de que se tem notícia, transitam tranquilos na certeza da vitória.
   
 Milhões de brasileiros carecem de uma liderança que represente o seu desejo de mudar esse país. Uma enorme parcela do povo brasileiro anseia pela renovação dos quadros dirigentes. É fácil perceber o perfil ideal de um novo líder nacional: honesto, competente, patriota, guerreiro, com raízes populares e político não profissional.
   
 O cidadão Joaquim Barbosa, pelos importantíssimos serviços prestados ao país, poderia, com louvor, assumir essa liderança por melhores dias para o Brasil. Certamente que nada de novo há na minha mensagem. Sei que a missão é árdua e espinhosa. Mas, absolutamente, não é uma missão impossível. Juntos, apagaríamos o incêndio na floresta.
  
 Assim, tendo como fulcro o COMPROMISSO IMORTAL de 1645, apelo ao meu compatriota JOAQUIM BARBOSA, que hoje simboliza a grandeza, competência e honestidade dos verdadeiros brasileiros, para que ASSUMA a liderança dos compatriotas que clamam por mudanças em nosso país e, juntos, como no passado, expulsaremos o invasor.

                              Sérgio Pinto Monteiro - professor/auditor (aposentado)
                        Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil
                                    Membro da Academia Brasileira de Defesa
mtgo50@bol.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário