De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), os EUA deverão tornar-se o maior produtor mundial de petróleo até 2017, ultrapassando a Arábia Saudita até meados da década de 2020, graças à exploração crescente de petróleo e gás de xisto e também do chamado "petróleo leve" (light tight oil). Atualmente, os EUA produzem 10,9 milhões de barris diários de petróleo, contra 11,6 milhões da Arábia Saudita. Os EUA, que importam 20% de suas necessidades energéticas, deverão se tornar quase autossuficientes em 2035. Tornará exportador líquido de petróleo em cerca de 2030, prevê a agência.
* * *
FRANÇA: ECONOMIA PERDE COMPETITIVIDADE!
1. Em avaliação anual sobre a situação econômica na França, o FMI aponta não apenas a crise europeia, mas também a perda de competitividade como as principais causas para a falta de dinamismo econômico no país. O FMI alerta para a importância de a França seguir o exemplo das reformas das grandes economias europeias. "A perda de competitividade é anterior à crise atual, mas ela corre o risco de agravar-se ainda mais se a economia francesa não se adaptar no mesmo ritmo que seus principais parceiros comerciais na Europa."
2. O FMI reiterou sua expectativa de crescimento na França nos próximos dois anos (+0,1%, em 2012, e +0,4%, em 2013), menos otimista que as projeções oficiais de Paris (+0,3%, em 2012, e +0,8%, em 2013). "Le Figaro" surpreendeu com a revelação de que um grupo de economistas alemães estaria preparando uma proposta de reforma econômica para o Governo francês.
(notas do Ex- Blog do Cesar Maia)
* * *
O Brasil inventou o Proalcool- ,foi um programa bem-sucedido de substituição em larga escala dos derivados de petróleo. Foi desenvolvido para evitar o aumento da dependência externa de divisas quando dos choques de preço de petróleo. De 1975 a 2000, foram produzidos cerca de 5,6 milhões de veículos a álcool hidratado.
Eramos o único pais no mundo a possuir um combustível alternativo, muito criticado na época, mas que deus resultado. Hoje o Brasil importa o etanol/alocol dos Estados Unidos.
Em 2005 diziam ou disseram que o Brasil era auto suficiente na produção de Petróleo, o tempo mostrou que o Brasil nunca atingiu esses resultados na prática., nem em 2007 e a promessa agora é para 2014, por que será?
Sobre a França, o que se percebe é que o Sarkozy, deixou uma herança maldita para o seu sucessor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário