Um vídeo publicado no Youtube mostra uma torcedora sendo abordada de forma violenta por policiais da Rone, batalhão de operações especiais da Polícia Militar (PM). A agressão foi durante uma mobilização de torcedores do Coritiba antes do jogo contra o Vasco, na noite desse sábado (17) em em Curitiba.
No vídeo, a jovem é encostada em um estabelecimento comercial e tem sua cabeça empurrada contra a porta de aço. Após poucos segundos, a autora do vídeo é impedida de continuar a filmagem. Assista:
A torcedora que aparece nas imagens é a estudante Ana Paula de Lima, 18 anos. Ela contou ao site “Gazeta do Povo” que a abordagem policial começou na Praça Santos Andrade, onde integrantes de uma torcida organizada se encontrariam para uma caminhada, chamada de “Caminhada pela Paz”.
A estudante nega que possa ter desacatado os policiais.
Ana Paula afirma que tem hematomas pelo corpo e fará exame de corpo de delito. Ela registrou a ocorrência e pretende tomar adotar medidas judiciais.
A assessoria da PM divulgou uma nota em que diz que um processo administrativo foi aberto para apurar o ocorrido. Veja documento:
Nota da PM
O vídeo já chegou ao conhecimento do Comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o qual está determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar o que realmente houve. E caso fique comprovado que os policiais agiram irregularmente, eles serão punidos conforme prevê a Lei.
O Comando do BOPE também esclarece que não compactua com nenhum tipo de atitude que vá de encontro a todo e qualquer direito dos cidadãos, mas por "estarmos em um estado democrático de direito, e respeitando os dispositivos constitucionais, os policiais têm direito a ampla defesa e ao contraditório”.
O Comando do BOPE reitera que tem sido enfático em relação aos direitos dos cidadãos, mas somente será sabido o que realmente aconteceu ao término do procedimento instaurado.
VEJAM TAMBÉM ESTE OUTRO VIDEO.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário