sábado, 24 de novembro de 2012

CONHEÇA O MARANHÃO ANTES QUE O MARANHÃO ACABE. Por Giulio Sanmartini


Giulio Sanmartini
Nos anos 1960, o cantor e compositor Juca Chaves, numa tirada de gosto duvidoso, fez essa frase título, com uma diferença, o estado na época era o Piauí.
De fato, o estado mais pobre e de menor Produto Interno Bruto PIB, da federação era o  Piauí.
Mas agora, com a divulgação, por parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, fica-se sabendo que o Piauí cedeu seu lugar ao Maranhão.
Este estado apresentou o menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita no Brasil, 6.888,60 Reais. O Piauí ficou logo depois com 7.072,80 Reais.
 
Este é o resultado de quase 50 anos do domínio desse estado pela porca oligarquia Sarney, que teve início com o patriarca, senador  José Sarney (PMDB-AP) e segue secundado por sua filha Roseane Sarney e o fiel grupo de asseclas.
Em 1966 José Sarney assumiu o governo do Maranhão. O apoio do Regime Militar que assumira o poder político do Brasil em 1964 foi fundamental para garantir a vitória eleitoral de José Sarney.
 

Na época, em seu demagógico e mentiroso  discurso de posse foi enfático:
“ O Maranhão não quer a miséria, a fome, o analfabetismo as mais altas taxas de mortalidade infantil, de tuberculose, de malária de esquistossomose como exercício do cotidiano”.
Passados esse tempo, o Maranhão continuou convivendo com todos os problemas mencionados em seu discurso, disputando com Alagoas ou Piauí os piores índices econômicos e sociais.
 

Em plena primeira década do século XXI o desafio para o povo do Maranhão é o mesmo de 1966: superar a pobreza, eliminar o analfabetismo, resolver radicalmente com a precariedade dos serviços públicos na área de educação, saúde, saneamento básico e segurança pública. Enquanto o estado empobrecia, os Sarney enriqueciam dominando o sistema de comunicações locais e, dessa forma, mantendo inalterado o poder.
No estado corre uma piada anônima que diz a crua realidade:  “O pior problema para o Maranhão é a Oligarquia Sarney e a melhor coisa é ser da Oligarquia Sarney”.
(1) Foto: O rei José Sarney e a vice-rainha Roseane Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário