segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PAPA BENTO XVI ANUNCIA RENÚNCIA AO PONTIFICADO


Papa Bento XVI renunciou ao pontificado nesta segunda feira (11) , segundo o Vaticano.
Em comunicado, o Sumo Pontífice disse que vai deixar o cargo devido à idade avançada, por não ter mais forças  para exercer o cargo..
* * * 

O papa Bento 16 anunciou que renuncia ao papado no dia 28 deste mês. Leia a íntegra do do seu pronunciamento.
Queridíssimos irmãos,


“Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando.Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20h, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.” 
 * * * 

11.02.2013 - QUARESMA

Coisas sinistras aconteceram no inicio  do  dia  de hoje. No Jornal Bom Dia  Brasil mostrou  uma  escola de samba em que  um membro da  bateria com  sorriso escancarado,  batia  no surdo onde  estava  estampada  o  "rosto  de  Jesus Cristo coroado  de espinho". Fiquei  chocado. Sinceramente.
Às 09.20 h  leio que  o Papa havia acabado  de anunciar sua renúncia do pontificado. Aí  fiquei com um sentimento  de preocupação inexplicável.
Para mim são  dois  fatos  sinistros. Para  certas coisas  não  existem explicações. Afinal a quaresma está  apenas começando.
"Glória a  DEUS nas alturas, Paz na  terra aos homens  por Ele amados".

* * *
Raio sobre a Basília de São Pedro, horas depois da renúncia do papa
 Como  se  não bastasse  na  mesma  hora em  que  o  Papa  comunicava sua decisão, chovia em Roma e um raio  riscou  o  céu  e atingiu  o  para raio  da  Basílica de São  Pedro.
Raio sobre a Basílica de São Pedro, horas depois da renúncia do papa Por que o raio foi cair em cima da principal basílica do Vaticano após a renúncia? Será coincidência? Ou será algum sinal espiritual?
Esse acontecimento, que foi noticiado pelo Daily Mail da Inglaterra, é estranho, especialmente porque o mundo católico está chocado com a inesperada notícia da renúncia do papa.
* * *


do UOL, em São Paulo Papa Bento 16 anúnciou a renúncia ao pontificado nesta segunda-feira (11), segundo o Vaticano. Em comunicado, Bento 16 disse que vai deixar o cargo devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo. "Eu convoquei vocês para este Consistório, não apenas para três canonizações, mas também par comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter repetidamente examinado a minha consciência perante Deus, eu tive a certeza que minhas forças, devido à uma idade avançada, não é mais adequada para o ministério Petrino", disse Bento 16. O papado de Joseph Aloisius Ratznger começou em 2005. Esta é apenas a segunda vez que um Papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado. Segundo a rede de TV Sky News, o Papa deve deixar o Vaticano em 28 de fevereiro.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2013/02/11/papa-bento-16-anuncia-renuncia-ao-pontificado-comunicado-explica-o-motivo.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário