segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CARNE DE CAVALO - MAIS UMA ARMAÇÃO PRA CABEÇA DO BRASILEIRO.

Sempre  soube, não é  de  hoje  que  alguns  países europeus  consomem carne de  cavalo. A presença de carne de cavalo em alimentos que deveriam ter apenas carne bovina causou indignação na Europa. No continente, o consumo de carne de cavalo é comum

França, Itália, Bélgica, são os países que mais consomem carne de cavalo na Europa.

Quando ouvi e  li  as  primeiras  noticias que  falavam sobre a carne de cavalo  na Europa, estranhei  um pouco  depois, vi que o  protesto  deles  era  quanto  a falta  de identificação da  origem  da carne e contra a  sonegação de  informação  de que determinado produto  possuía  a carne de  cavalo.

Pregunto, o  que  o Brasil tem a ver  com isso tudo?

Pelo  visto  a  transação comercial desse  produto é legal e   normal.

Aqui  no  Paraná é  fácil  identificar  o  transporte  de cavalos  para abate, certa  ocasião  há mais  ou  menos 1  ano,  4  caminhões entraram em um barracão  de um frigorifico famoso em  Apucarana. 

O FANTÁSTICO  DA GLOBO, fez  ao meu  ver  uma  reportagem  capciosa,  empurrando  a carne de  cavalo  goela  a dentro  de  um povo  ignorante, como  se fosse  a  descoberta  do  século.

No Brasil a maior parte do rebanho é composta por bovinos de origem zebuína, que foram trazidas a mais de um século pelos navios cargueiros vindos da Índia. A raça que é mais criada para a produção de carne é a Nelore.  

Gado Zebu
Raças: Guzerá, Gir, Nelore, Indubrasil, Sindi, Brahman. 

Gado Europeu
Raças: Angus, Limousin, Hereford, Charolês, Chianina, Marchigiana, Shorthorn.
Cruzamentos
 
Raças: Brangus, Braford, Santa Gertrudes, Canchim.  

O Brasil tem quem  sabe o maior  rebanho  de gado  seletivo do mundo, raça de linhagem,  falar em consumo de carne de  cavalo  acho uma  heresia.

# # # 

    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário