terça-feira, 18 de junho de 2013

Alo! Você vai para a Copa? Don't come to Brazil / Não venha para a copa. ( Leia o artigo primeiro depois clique no link do vídeo e tire suas próprias conclusões)

Alo! Você vai para a Copa? Um vídeo demagógico para uma realidade incontornável...

O video que recebi tem seus méritos, entre eles o de não esconder os problemas naquele ar de propaganda otimista com que somos confrontados a cada discurso oficial.
 

Ele tem partes ingênuas, ou até mesmo desinformadas, ou demagógicas.
Mas, os pontos que ele toca são reais: falta de segurança, falta de educação, falta de saúde, destruição ambiental, desrespeito aos direitos humanos nas cadeias e delegacias, enfim, uma infinidade de problemas que parece passar longe das preocupações de políticos e dirigentes, apenas interessados em faturar politicamente com os grandes eventos desportivos que foram atraídos para o Brasil por razões puramente eleitoreiras, quando não corruptoras.
 

Em resumo: a Copa, e as Olimpíadas serão feitas, custando provavelmente o triplo, o quádruplo, talvez até mais, do que os valores inicialmente anunciados. Os problemas também vão continuar.
 

Não creio que a solução seja sabotar os eventos, como parece sugerir esse vídeo, mas cabe conscientizar a população para os trade-offs, todos eles negativos, que estão sendo feitos com esses megaeventos.
 

Vamos gastar um dinheiro que não existe -- ou se existe deveria ser gastos em projetos bem mais prioritários -- e depois vamos ficar com vários elefantes brancos que vão continuar pesando nos orçamentos por nada, para nada, apenas para o prestígio inútil de tantos políticos demagogos.
 

Parece que as manifestações correntes tocam nesse ponto, e as pessoas estão percebendo os erros monumentais que estão sendo cometidos por governantes incompetentes, equivocados, ingênuos ou despreparados, quando não comprometidos com o imenso balcão de negócios em que parece ter se convertido a política brasileira atualmente.
 

Com todas essas minhas ressalvas, coloco aqui o link para esse vídeo. Não é o meu preferido, volto a dizer, e mantenho várias restrições a ele, mas acredito que toca nos problemas reais do Brasil atual...
 

Paulo Roberto de Almeida - Diplomatizzando

https://www.facebook.com/photo.php?v=282057565272808

2 comentários:

  1. Na era Médici, no "milagre", o ufanismo era absoluto, pois ninguém poderia cantar Geraldo Vandré sem ser preso e torturado. Hoje, conquistamos esse direito. Que os nosso políticos (a começar pelos líderes estudantis) comecem a pensar.

    ResponderExcluir
  2. Se fosse o MST esses burguesinhos estariam falando em baderna. No fundo, querem privilégios perdidos com a concorrencia das cotas e do FIES, o espaço do carro na avenida e baladas com segurança...triste...

    ResponderExcluir