quinta-feira, 13 de junho de 2013

BANCO CENTRAL ALIA-DESCARADAMENTE AO BANCO SANTANDER CONTRA OS APOSENTADOS

BANCO CENTRAL ALIA-DESCARADAMENTE AO BANCO SANTANDER CONTRA OS APOSENTADOS NO PROCESSO DE REAJUSTE PELO IGP-DI


13/06/2013
Em outubro de 2001 a AFABESP ajuizou uma ação Civil Pública na 15ª Vara Cível Federal de São Paulo, contra o Banco Santander, Banco Central e União Federal,  postulando o reajuste das complementações de aposentadoria e pensões de acordo com a variação acumulada do IGP-DI-FGV desde o ano de 2000 até a presente data, deduzidos os reajustes que foram efetivamente concedidos no período.
 
Em 29/04/13 o Juiz da Vara concedeu nova liminar, restabelecendo a que havia sido concedida em junho de 2002 determinando que o Banco Santander pagasse esses reajustes.
 
No entanto, antes da concessão dessa liminar o Banco Central, em sua defesa, em petição protocolada no dia 04/03/13,  ataca violentamente o pedido dos aposentados,  desempenhando o vergonhoso papel de advogado do Santander, chegando mesmo ao absurdo de afirmar “ O verdadeiro objetivo desta ação é o enriquecimento sem, causa” e que nós queremos “mais um presentinho dado a esses já privilegiados funcionários”!!!
 
O Banco Central,  no afã de defender os interesses do Santander ignora e passa por cima de todas as reuniões feitas com a Afabesp e dos documentos entregues, tratando do congelamento de 5 anos a que os aposentados foram submetidos, cujos recursos foram  –  esses sim  -  apropriados pelo Banco, configurando enriquecimento sem causa no valor de mais de R$ 17 bilhões atualmente.
 
Com essa atitude o governo mostra mais uma vez sua verdadeira face de desprezo para com aposentados que trabalharam toda uma vida, para que merecessem  uma aposentadoria tranquila e digna.
 
AFABESP - DIRETORIA 

# # # 

 

Um comentário:

  1. Gilberto Pirolo OURINHOS

    GRATIFICAÇÕES. Antes de a gente criticar a atitude do sr.ministro Luiz Fux, precisamos procurar entender ou compreender o porque do pedido de vista. O raciocínio lógico seria porque o ministro está vendo algum ponto obscuro no processo e teme dar uma decisão que não seja absolutamente correta.Isso, olhando pelo prisma de que nós leigos esperamos da justiça que ela seja totalmente imparcial.

    Por outro lado,a demora na solução do processo ,(15 anos) cheia de vais e vens gera em nossas mentes certa desconfiança.Isso por que pela nossa idade sabemos que o Brasil é o país da maracutaia. Dentro desse raciocínio nossa mente começa a viajar e passamos a perguntar:

    1-Porque será que o PT não deixou sair a CPI do Banespa?

    2-Porque o Emilio Botin quiz falar com a Presidente logo no desfecho final do processo das gratificações.

    3-A crise na Espanha tem algo a ver com isso(será que temos que ajudar a Espanha a sair do Buraco?

    Porque duas vezes um pedido de vista de um ministro num mesmo processo(será que mudou alguma coisa?) ou ele quer decorar o processo?

    Porque o impedimento da ministra Rosa Weber, se ela não participou da decisão em primeira instância.cfe norma do STF e ela mesma não se considerou impedida?

    Porque será que insistem em afirmar que a Afabesp não pode nos representar judicialmente,se está lá no artigo Vº item XXI da Constituição.E consta no Estatuto da Afabesp que ela foi criada para defender nossos interesses.

    Agora vem um ministro dizer que isso tinha que ser feito por meio de Assembleia.?

    Outro detalhe:
    O direito ao contraditório.
    Se o TRT errou ou omitiu que a gratificação deveria ser paga nas prestações vencidas e vincendas e depois corrigiu através de embargos de declaração ,nada mudou com relação á decisão em primeira instância que é a que vale.

    Então porque o direito ao contraditório?
    Isso são apenas conjecturas de quem não entende nada do que está acontecendo.
    Vejam bem:
    São apenas conjecturas,pois devemos confiar cegamente na justiça porque é ainda o único poder que podemos confiar.
    COMENTÁRIO TIRADO DO APDOBANESPA.COM

    ResponderExcluir