terça-feira, 13 de novembro de 2012

DESTAQUES - ECONOMIA , PETROLEO.

EM CINCO ANOS EUA VOLTAM A SER O MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO DO MUNDO!
       
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), os EUA deverão tornar-se o maior produtor mundial de petróleo até 2017, ultrapassando a Arábia Saudita até meados da década de 2020, graças à exploração crescente de petróleo e gás de xisto e também do chamado "petróleo leve" (light tight oil). Atualmente, os EUA produzem 10,9 milhões de barris diários de petróleo, contra 11,6 milhões da Arábia Saudita. Os EUA, que importam 20% de suas necessidades energéticas, deverão se tornar quase autossuficientes em 2035. Tornará exportador líquido de petróleo em cerca de 2030, prevê a agência.
                                                    * * *

FRANÇA: ECONOMIA PERDE COMPETITIVIDADE!
      
1. Em avaliação anual sobre a situação econômica na França, o FMI aponta não apenas a crise europeia, mas também a perda de competitividade como as principais causas para a falta de dinamismo econômico no país.   O FMI alerta para a importância de a França seguir o exemplo das reformas das grandes economias europeias. "A perda de competitividade é anterior à crise atual, mas ela corre o risco de agravar-se ainda mais se a economia francesa não se adaptar no mesmo ritmo que seus principais parceiros comerciais na Europa."
     
2. O FMI reiterou sua expectativa de crescimento na França nos próximos dois anos (+0,1%, em 2012, e +0,4%, em 2013), menos otimista que as projeções oficiais de Paris (+0,3%, em 2012, e +0,8%, em 2013).   "Le Figaro" surpreendeu com a revelação de que um grupo de economistas alemães estaria preparando uma proposta de reforma econômica para o Governo francês.

 (notas do Ex-  Blog do  Cesar  Maia)
* * * 
O Brasil inventou o  Proalcool-   ,foi um programa bem-sucedido de substituição em larga escala dos derivados de petróleo. Foi desenvolvido para evitar o aumento da dependência externa de divisas quando dos choques de preço de petróleo. De 1975 a 2000, foram produzidos cerca de 5,6 milhões de veículos a álcool hidratado.

Eramos  o único pais  no  mundo  a  possuir  um combustível  alternativo, muito  criticado na  época, mas que deus  resultado. Hoje  o  Brasil  importa o  etanol/alocol dos  Estados Unidos.

Em 2005  diziam ou  disseram  que  o  Brasil era auto  suficiente  na  produção  de  Petróleo, o tempo  mostrou  que  o  Brasil nunca atingiu  esses  resultados na  prática., nem em  2007 e a  promessa agora  é  para 2014, por que será?

Sobre a França, o que se  percebe  é  que  o  Sarkozy, deixou  uma  herança maldita para  o  seu  sucessor. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário