domingo, 9 de setembro de 2012

O M E R T Á - PACTO DE SILÊNCIO


Omertà é uma palavra de etimologia Italiana, que significa "conspiração" e alguns sicilianos dizem que significa proteção. "Omertà" originou-se da palavra umiltà (Humildade em Italiano). Suas origens ainda são incertas. A pronúncia similar pode ter transformado a palavra umiltà em Omertà.

* * *
No geral, é um consenso, que implica nunca colaborar com as autoridades (polícia). Muito comum no sul da Itália em que a Máfia, 'Ndrangheta e Camorra é poderosa. Pode ser entendido como um "voto de silêncio" entre mafiosos. Caso o juramento seja violado, a punição, na maioria das vezes, é a morte.
O principal motivo por que a Omertà é tão importante no "submundo" da máfia italiana, é a crença de que o governo e as autoridades em geral não estão preocupados com o povo.
Assim sendo, é considerada um desrespeito a atitude de se procurar uma autoridade no caso de algum problema.

A Cosa Nostra tem como um de seus princípios a ajuda a pessoas com problemas, como dinheiro para pagamento de pequenas dívidas, remédios e problemas quotidianos. Em troca, a pessoa adquire uma dívida moral, um penhor de gratidão que poderá ser cobrado no futuro.

O sentimento principal em relação a Omertà é esse: se o governo não o ajuda em seus pequenos problemas, por que se o procuraria para qualquer outro?
Na Itália este sentimento chega a um ponto que pode ilustrar melhor o significado de Omertà:
  • Se um ladrão rouba sua casa uma pessoa não vai a polícia, procura as pessoas que sempre estiveram dispostas a ajudá-la porque elas resolverão o seu problema.
  • Se alguém vê o rosto do assassino da sua família, não conta a polícia, se vinga ou procura quem o faça por si.
Segundo inquéritos da Polícia Federal Brasileira e Interpol, os primeiros, antes de sua estranha e trágica morte, quando houve a perseguição internacional ao conhecido empresário e político alagoano Paulo César Farias(alcunha PC), e segundo suposições nos inquéritos policiais; e o que lhe deve com certeza, segundo esses inquéritos, ter acabado por provocar a morte, pelo chamado "Queima de Arquivo" (arquivo - ele o - PC), para não se encontrarem vestígios incriminatórios, usual no linguajar, pela Polícia.  

Tenha sido devido à provável ligações com uma dessas organizações criminosas uma Omertà (não necessariamente alagoana ou brasileira). Isso, devido às características estranhas, de sua morte. 

Sendo essa uma das prováveis suspeitas e usual - características, próprias dessas organizações criminosas. 

Além do que foi considerado "evidente", como "um crime passional", que costuma explicar tais mortes - estranhas (e propositais). 

Pois as chamadas Omertà operam dessa forma, mantendo suspeitas (A - AMEAÇA, VELADA), para que outros "associados dela" não vacilem, outros chamados pelo crime organizado de "associados dessa organizações", e também "cobertos por essas organizações" (denominadas de Omertà).

Wikipédia,
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário