segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PROCURA-SE // WANTED // Henrique Pizzolato: Petista foragido montou caixa do mensalão


Imagem 1/1000: O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, condenado no julgamento do mensalão a 12 anos e sete meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato, é um dos procurados pela Interpol. Com dupla nacionalidade, ele fugiu do país rumo à Itália Interpol/Reprodução

# # #

Henrique Pizzolato: Petista foragido montou caixa do mensalãofoi responsável pelo desvio de 77 milhões de reais e recebeu ao menos 326.000 em propina.

Gabriel Castro, de Brasília

Criminoso condenado e foragido da Justiça, o petista Henrique Pizzolato – agora na lista de procurados da Interpol - teve papel central no abastecimento do mensalão. Ele permitiu o desvio de mais de 77 milhões de reais para o esquema criminoso, e embolsou ao menos 326.000 reais em propina. Pizzolato deixou o Brasil semanas antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar sua prisão por seu envolvimento no esquema do mensalão. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil (BB) aproveitou-se de sua cidadania italiana e fugiu para a Europa. Só depois que a prisão foi decretada, entretanto, é que a trapaça veio à tona. O ingresso do foragido na lista da Interpol, que é praxe em casos do tipo, precisa ser pedido pelo Ministério da Justiça.
Agora, Pizzolato deve sustentar a tese lunática de que foi vítima de um julgamento de exceção, sem respeito à ampla defesa. O petista anunciou, em carta, que vai pedir um novo julgamento na Justiça italiana - a mesma que, segundo o próprio PT, agiu de forma persecutória ao condenar o terrorista Cesare Battisti.

# # # 

Nenhum comentário:

Postar um comentário