quarta-feira, 16 de outubro de 2013

HOSPITAL DE CLINICAS - O maior hospital público do Paraná está em crise.


clinicas 

Reitor da UFPR anuncia fechamento de 94 leitos no Hospital de Clínicas

 Redação com Gazeta do Povo

O maior hospital público do Paraná está em crise. 
Nesta terça-feira (15), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel, responsável pela instituição, anunciou o fechamento de 94 leitos, o que corresponde a cerca de 20$ das 457 vagas em operação. Todos os setores foram afetados, com exceção apenas das áreas de urgência e emergência.
A decisão foi tomada após uma notificação da Justiça do trabalho que determinou o redimensionamento das escalas de trabalho dos funcionários e proibiu a realização de horas extras tanto para os servidores concursados quanto aos contratados via Fundação da UFPR (Funpar). 

Para manter os leitos ativos, os trabalhadores do HC se desdobravam em jornadas diárias superiores à carga normal de seis horas. A lei permite que sejam feitas no máximo duas horas extras, mas havia profissionais que trabalhavam até 12 horas para tornar viável o fechamento das escalas de trabalho.
Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC foi aceito pelo Ministério Público do trabalho (MPT), mas, ainda assim a direção do HC decidiu reduzir as horas extras desde já.
Uma alternativa para suprir a lacuna de funcionários seria a contratação sem concurso por meio da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). Mas essa prática está proibida desde 1996 por recomendação do Tribunal de Contas da União.

# # #  


VEJAM A REPORTAGEM DO SBT  PARANÁ  
UFPR anuncia fechamento no maior hospital do Estado - Parte 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário