terça-feira, 21 de maio de 2013

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA DETONOU A ATUAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL.


O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), detonou  a atuação do Congresso Nacional nesta segunda-feira, em palestra dada a estudantes de Direito de uma faculdade privada em Brasília.

Segundo oDr. Joaquim Barbosa, o Congresso é dominado pelo Executivo e se notabiliza por sua ineficiência e incapacidade de deliberar. 

Afirmou ainda que os partidos no Brasil são de mentirinha, sem preocupação programática, e que seus líderes querem apenas o poder pelo poder. (estou  de saco  cheio  de tanto  afirmar  isso  aqui  no blogue)


Disse também que a Câmara é composta em grande parte por parlamentares que não representam a população. Horas depois, o ministro divulgou nota dizendo que não teve intenção de criticar o Parlamento. (Ah... senhor  ministro, o senhor  mandou  o recado e  muito  bem, é o que todos nós achamos)

— O problema crucial brasileiro, a debilidade mais grave do Congresso brasileiro é que ele é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. 

O Congresso não foi criado para única e exclusivamente deliberar sobre o poder executivo. Cabe a ele a iniciativa da lei. 

Temos um órgão de representação que não exerce em sua plenitude o poder que a Constituição lhe atribui, que é o poder de legislar — disse ele, lembrando que a maioria das leis aprovadas são de autoria do Executivo.

# # # 

Veja a  reação da camarilha:

"O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), classificou como “lamentáveis” e “desairosas” as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a respeito dos partidos políticos brasileiros e da relação entre os Poderes Executivo e Judiciário."
Que moral tem este senhor  para criticar  o  ministro?
 # # # 

Já  o senador  Alvaro  Dias:

O senador paranaense Alvaro Dias, vice-líder do PSDB, considerou “imprópria e desnecessária a reação de parlamentares” aos comentários do presidente do STF. Numa palestra para universitários, Joaquim Barbosa disse que “temos partidos de mentirinha” e que o Congresso brasileiro “é inteiramente dominado pelo Poder Executivo.”
Em texto veiculado no seu blog, Alvaro Dias anotou: “Com outras palavras, tenho expressado a mesma opinião tanto da tribuna do Senado quanto em palestras a universitários… Reitero insistentemente que não temos partidos verdadeiros, com identidade programática e sim siglas para registro de candidaturas. E que o Poder Legislativo tem suas prerrogativas usurpadas pelo Executivo que o transforma em verdadeiro almoxarifado à sua disposição.”
O senador concluiu: “Não há como ignorar essa realidade, a menos que se queira escamotear a verdade. Por isso concordo com o presidente Joaquim Barbosa.”
 

Um comentário:

  1. Já dizia um candidato à Presidência da República: -Vamos acabar com as " maracutáias". Infelizmente tudo o que disse era apenas por interesse eleitoreiro. Lula, aquele que falou, não é tão culpado do "caus" que se avizinha. Seguidores do seu imbróglio são a pura indecência que sublima essas idéias asquerosas de limitar as classes sociais pelo nível inferior. O que o Ministro falou é a pura realidade.

    ResponderExcluir