quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lula critica ministro de FHC por tirar sapato nos EUA -Diante de formandos em diplomacia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores do governo Fernando Henrique Cardoso, que em 2002 tirou os sapatos para entrar nos Estados Unidos apesar de seu cargo. AGORA OS TEMPOS SÃO OUTROS. VEJA PORQUE.

                                              

Defesa confirma revista não autorizada ao avião de Amorim pela Bolívia em 2011

16.07.2013 | Atualizado em 16.07.2013 - 20:44

Logo após o episódio com o avião de Evo, a presidente Dilma Rousseff se manifestou, condenando de forma dura a ação dos países europeus

Folhapress

O Ministério da Defesa confirmou, hoje, que um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que levou o ministro Celso Amorim à Bolívia foi revistado por autoridades do país. No entanto, a inspeção -que não foi autorizada pelo ministro, segundo nota da Defesa- teria ocorrido em outubro de 2011 e não de 2012, como foi noticiado hoje pelo jornal “Valor Econômico”, citando o site “Diário do Poder”, do jornalista Cláudio Humberto. Portanto, a revista foi feita antes de o Brasil conceder asilo, em maio de 2012, ao senador de oposição Roger Pinto.

O político boliviano está até hoje na embaixada brasileira em La Paz, aguardando um salvo-conduto por parte do governo de Evo Morales para deixar o país em segurança rumo ao Brasil. O Ministério da Defesa disse à Folha de S.Paulo que o motivo da inspeção de 2011 não foi informado ao ministro Amorim. “Houve, no segundo semestre de 2011, ações por parte de autoridades bolivianas que configuraram violações de imunidade de aeronaves da FAB, uma delas envolvendo o avião que levou o ministro da Defesa em viagem oficial à La Paz no final de outubro de 2011”, diz o comunicado divulgado pelo ministério.

Após a revista não autorizada, o Itamaraty, por meio da embaixada do Brasil em La Paz, encaminhou uma “nota de reclamação” à chancelaria boliviana. “No documento, a embaixada informou que a repetição de tais procedimentos abusivos levaria à aplicação, pelo Brasil, do princípio da reciprocidade”, diz o texto. Amorim viajou a Santa Cruz de La Sierra em 3 de outubro de 2012 para a doação de dois helicópteros da FAB ao governo da Bolívia.

O Ministério da Defesa garante que, nesta viagem, não houve revista do avião da FAB. No começo de julho, o avião de Evo Morales foi impedido de sobrevoar países europeus e teve de passar por uma revista na Suíça sob a suspeita -segundo o governo boliviano- de que estaria levando o ex-técnico da CIA Edward Snowden, procurado pelos EUA.

Logo após o episódio com o avião de Evo, a presidente Dilma Rousseff se manifestou, condenando de forma dura a ação dos países europeus. “O constrangimento ao presidente Morales atinge não só à Bolívia, mas a toda América Latina”, disse Dilma, na época. 

 # # #

Se isso acontecesse em outros  governos, não  vou  me referir  aos  militares  não,  mas sim ao  governo  Sarney, Itamar, provavelmente  nem teríamos  mais  relações diplomáticas  nem  embaixada  naquele  país, pra  quem o  vagabundo  do  Lula  baixou as  calças no episódio  da PETROBRAS, (Acompanhe a crise entre Petrobras e Bolívia)

01.05.2006- Morales decreta a nacionalização do setor de gás e petróleo e manda tropas militares ocuparem refinarias, inclusive a Petrobras. Essa invasão foi criticada pelas empresas e considerada marketing político 02.05 Lula diz que decisão da Bolívia é ato soberano do país e deve ser respeitada

15.02.07 Brasil e Bolívia chegam a um acordo que vai fazer o Brasil pagar até US$ 100 milhões a mais por ano. O preço de US$ 4,30 por milhão de BTUs não muda, mas o Brasil vai pagar um valor maior por componentes "nobres" do gás, como etano, gás liquefeito de petróleo e gasolina natural .

No inicio  deste  ano, PETROBRAS BOLIVARIANA - Retorno à Bolívia

PETROBRAS Vence licitação e volta a investir na Bolívia. Mercado prevê queda no lucro anual da PETROBRAS.
  BOLIVIA HUMILHOU  O GOVERNO BRASILEIRO VISTORIANDO  AVIÃO  DA FAB
O Ministério da Defesa negou hoje nota publicada pelo colunista Cláudio Humberto que o blog reproduziu sobre violação da soberania de um avião da Força Aérea Brasileira no final de 2012, mas informou que, no final do ano anterior, o governo de Evo Morales uma vez mais passou uma rasteira no Brasil — como fizera com o envio de tropas para instalações da Petrobras — fazendo exatamente isso: vistoriando um  avião da FAB, a gloriosa FAB que teve participação heroica na II Guerra Mundial e que, pelos serviços prestados à população desde que existe, é um orgulho dos brasileiros.

O ato de hostilidade dos bolivianos foi feito sem autorização do ministro da Defesa, Celso Amorim, mas, como reação, tudo o que o governo brasileiro fez foi encaminhar uma tímida e pusilânime “nota de reclamação” ao governo de Evo Morales.

Alguém aí se lembra de essa “nota de reclamação” ter sido pelo menos divulgada a nós, brasileiros?

O Brasil se curva aos governos bolivarianos, e em troca obtém esse tipo de atitude


Nenhum comentário:

Postar um comentário