quinta-feira, 24 de julho de 2014

BRASIL - UM GIGANTE ECONÔMICO E CULTURAL, CONTINUA A SER UM ANÃO DIPLOMÁTICO"



 
"Condenamos fortemente o uso desproporcional da força por parte de Israel na Faixa de Gaza", disse o Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
 
Na quinta-feira o Brasil  retirou seu embaixador de Israel para consultas, em protesto contra a operação das Forças de Defesa de Israel (IDF)  na Faixa de Gaza. Um comunicado publicado pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro disse que o Brasil considera  inaceitável "a escalada de violência entre Israel e Palestina" . "Condenamos fortemente o uso desproporcional da força por parte de Israel na Faixa de Gaza".
 
O Ministério do Exterior [de Israel] imediatamente reprovou o Brasil por esse movimento.
 
"Esta é uma demonstração lamentável de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua a ser um anão diplomático", disse Yigal Palmor, o porta-voz do Ministério do Exterior .
 
"O relativismo moral por trás deste movimento faz do Brasil um parceiro diplomático irrelevante, aquele que cria problemas em vez de contribuir para soluções"
 
Durante a Operação Chumbo Moldado em 2008-2009, a Bolívia rompeu os laços [diplomáticos] com Israel, e a Mauritânia, o único país árabe, além da Jordânia e do Egito, que tinha relações com Israel, retirou seu embaixador para consultas, um prelúdio do posterior rompimento de relações.
 
O Brasil foi um dos 29 países do Conselho de Direitos Humanos da ONU que votaram na quarta-feira para investigar as ações de Israel em Gaza (17 países se abstiveram, e só os EUA se opuseram). Uma autoridade israelense disse que o representante do Brasil foi especialmente "mau" ao falar ao conselho.
 
 



http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/acao-do-governo-dilma-contra-israel-so-antiamericanismo-ou-tambem-antissemitismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário